22 de abr. de 2009

Vôos atrazados
Desde que a Infraero foi criada, ficou estabelecido o critério internacional de atrazo de vôo: 15 minutos. Isto é: seria considerado vôo atrazado aquele que tivesse os calços das rodas retirados a partir do 16º minuto da hora estabelecida para a partida do vôo, conforme publicado pela Cia. aérea.
Mas, até aí funcionou o famoso e pernicioso "geitinho brasileiro", pois com o escandaloso caos que ocorreu na aviação comercial brasileira, a partir de 2007 a Infraero afim de esconder o vergonhoso estado de atrazos na partida dos vôos, esticou esse prazo para 60 minutos!
Que horror! Mas pelo menos nas estatísticas oficiais, diminuiram tremendamente os percentuais de vôos atrazados, conseguindo assim, a nossa empresa de infraestrutura aeroportuária ficar mais aliviadas das críticas e diminuir bastante o vexame para o público usuário ou não dos serviços aéreos no país.
Recentemente (estamos em abril de 2009), amenisada a crise, embora o número de atrazos ficasse ainda exagerado, mas não tanto escandaloso como antes, foi esse prazo de "amenização" diminuido para 30 minutos, o que é ainda uma coisa que desmerece o serviço aéreo comercial nesse nosso Brasil.
Serviço público nesse país é assim: não podendo concertar, ageita-se...
Fernando
22.04.2009